Banner destaque

O projeto

Desenho de uma lâmpada acesa

Juntos,
podemos movimentar,
fazer acontecer e
transformar.

Mulher sob luz de desenho animado
Mulher sob luz de desenho animado

O Projeto Energia que Transforma é uma realização da Eletrobras, desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e tem por objetivo integrar a temática Energia e Eficiência Energética ao currículo escolar, em sinergia com a nova Base Nacional Comum Curricular – BNCC, visando criar uma compreensão profunda dos vínculos da eficiência energética com o meio ambiente e a sustentabilidade, além de incentivar atitudes para a eficiência energética.

Energia que Transforma é uma metodologia para a promoção do Procel nas Escolas, uma das ações do Procel Educação, que, dentre outros objetivos, promove o tema eficiência energética nos diversos níveis de ensino, em articulação com instituições de diferentes setores. A ideia central é contribuir com iniciativas em curso no país, envolvendo educadores, alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, além de outros públicos que se interessarem em dialogar sobre geração e uso da energia.

Os conteúdos impressos e audiovisuais que formam o material pedagógico deste Projeto foram desenvolvidos com o propósito de chamar a atenção para a importância do uso eficiente da energia, ilustrando a vida como ela é em inúmeros exemplos na escala do indivíduo, da casa, da família, das comunidades, da gestão pública e privada.

Realização
  • Logo Fundação Roberto Marinho
  • Logo Canal Futura
  • Logo PROCEL - Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica
  • Logo Eletrobras

Programas

Kit Pedagógico

banner_kit_pedagogico_3
banner_kit_pedagogico_3

Os materiais que compõem o kit Energia que Transforma incentivam a realização de projetos inter e transdisciplinares sobre a temática da eficiência energética. A proposta é incorporar os saberes e os conhecimentos originados na prática cotidiana dos envolvidos, apostando na interatividade e no lúdico para favorecer experimentações que promovam a construção coletiva de novos conhecimentos e de novas práticas sociais.


O kit inclui três séries televisivas; trinta podcasts; um game; cartaz da Linha do Tempo e três publicações que apresentam conteúdos e situações pedagógicas. Essa diversidade de meios pretende promover uma visão ampla e plural sobre eficiência energética e incentivar aprendizagens sintonizadas com a BNCC, com os desafios da sociedade contemporânea e com os interesses das diversas culturas juvenis, investindo no seu potencial de criar novas formas de existir e atuar.

Acesse aqui outros conteúdos do Energia que Transforma:

Linha do Tempo

Podcast Alô, João

Game Supereficiente

Versão Windows

Versão Playstore

Procel

Desenho de um sol com um raio ao lado

Eficiência Energética
significa fazer mais com menos energia, mantendo o conforto e a qualidade.

Menina pensativa, abraçando pastas com desenho, feito a mão, de uma antena e estrelas
Menina pensativa, abraçando pastas com desenho, feito a mão, de uma antena e estrelas

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) é um dos principais agentes da eficiência energética no Brasil. O Procel é o programa do governo brasileiro, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e executado pela Eletrobras, destinado a promover o uso eficiente da energia elétrica e combater o seu desperdício, reduzindo impactos ambientais, abrangendo setores como iluminação pública, indústria, edificações, saneamento e equipamentos, além de disseminar tecnologias e informações. Mais do que oferecer reduções na demanda de energia e de emissões de gases de efeito estufa, a eficiência energética que o Procel promove tem outros benefícios, pois oferece oportunidades de melhorias sociais e econômicas para as pessoas.

A educação é uma das prioridades do Procel, tanto nas escolas quanto no ensino informal e não-formal. Em matéria de educação, o Procel contribui para que todos participem da construção de um desenvolvimento sustentável e desfrutem dos múltiplos benefícios da eficiência energética.


Conheça mais sobre o Procel e as suas realizações.

Acesse Aqui

Cursos

Descubra os cursos que sugerimos para você.

Grafismo de Aliança - Porque Se AliarEste elemento é apenas um material gráfico sem valor semântico

Exclusivo Concessionárias

Este conteúdo é exclusivo para articulares e multiplicadores das distribuidoras de energia (concessionárias) para difusão do projeto Energia que Transforma e realização do Procel nas Escolas. 

Acesse aqui
Poste elétrico com fundo amarelo
Grafismo de Aliança - Porque Se AliarEste elemento é apenas um material gráfico sem valor semântico